segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 3º ANOS A e B

Questões de Biologia para pesquisa – entrega para : 3º ano A (21/10)  e 3º ano B (19/10)
Profª Helena Maria Miziara
Leia o texto abaixo e responde à questão.
1)
Duas árvores muito brasileiras
                O nome de nosso país deve-se à árvore (uma angiosperma) conhecida como pau-brasil (Caesalpinia echinata) e considerada Árvore Nacional do Brasil. É difícil encontra-la em seu hábitat natural, a mata Atlântica, atualmente por causa do desmatamento e, no passado, por causa do uso de sua madeira e de sua resina vermelha para tingir roupas. Hoje ela é utilizada em arborização urbana.
            Curitiba, capital do Paraná, deve seu nome à mata de Araucárias (na língua tupi, curi significa pinheiro e tyba, aglomeração), também encontrada nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
            O pinheiro-do-paraná ou araucária (Araucaria angustifólia) é uma árvore alta com copa em formato de cálice, pertencente ao grupo das gimnospermas. Além da madeira, é famosa por sua semente, o pinhão, que serve de alimento para vários animais, incluindo o ser humano.
            O uso da araucária para produção de móveis e papel e o desenvolvimento da agropecuária e da urbanização já destruíram a maior parte dessa mata. Hoje essas áreas estão desmatadas ou cobertas por outras espécies de pinheiros, usadas na produção de papel.
Quais as principais diferenças entre as gimnospermas e as angiospermas?
2) Se considerarmos apenas o aspecto reprodutivo, podemos afirmar que gimnospermas e angiospermas têm maior independência em relação à água do que briófitas e pteridófitas. Explique essa afirmação.
3) (UFSC) Sobre flores, responda:
a) As flores coloridas das angiospermas são interpretadas como uma aquisição evolutiva que aumenta a eficiência da reprodução sexuada. De que modo isso ocorre?
b) Que fator ambiental contribui para a reprodução sexuada de flores não coloridas, como as do capim?
4) ENEM – Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas, como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das:
a) algas           .           b) briófitas, como os musgos.                       c) pteridófitas, como as samambaias.
d) gimnospermas, como os pinheiros.                      e) angiospermas, como as árvores frutíferas.
5) Você já sabe que uma alimentação equilibrada é importante para a manutenção da saúde e que alimentos de origem vegetal não podem faltar nas refeições. Então, que tal almoçar uma salada feita com alface, tomates, pimentões e pepinos, rodelas de cebola e azeite de oliva? O prato principal pode ser composto de uns legumes cozidos e temperados, como cenoura ou beterraba, e uma carne, como o frango, acompanhado de creme de milho ou de um purê de batatas... Ou você prefere peixe e um pirão à base de farinha de mandioca? Para beber, você pode escolher entre um suco de laranja ou um de caju, e, como sobremesa, saborear uma fatia de mamão, ou, se preferir, um doce de batata-doce ou uma compota de figos.
Após alimentar o corpo, alimente seus conhecimentos de botânica, identificando quais dos alimentos mencionados correspondem a:
a)      Raízes;                        b) Caules;                   c) Folhas                     d) Frutos e pseudofrutos.
6) ENEM – Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 Km de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14 000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.
Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:
a)      Quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a unidade do ar nos dias chuvosos.
b)      Redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.
c)      Caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água.
d)      Redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.
e)      Crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e consequente perda de água.

Um comentário:

  1. Boa tarde, estou com uma atividade com algumas perguntas iguais, e estou com duvida na questão numero 2. gostaria que você postasse a resposta.

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